Ícone do site Razão Contabilidade │ Contabilidade na Bahia

Mudanças do ISS a Caminho

Iss 2 Afiscont Assessoria Fiscal, Contábil E Tributária Contabilidade Em Santos | - Razão Contabilidade │ Contabilidade na Bahia

Está em Tramitação no Congresso, o Projeto de Lei 461/17 que tem como objeto “Inverter a Ordem para pagamento dos ISS’s”. Atualmente, como funciona o ISS? O valor do recolhimento e dos Repasses (para as empresas enquadradas no Simples Nacional) fica com o município de domicilio das empresas, com exceção das Retenções.

Com a nova  proposta, a totalidade dos ISS pagos e repassados deverá ficar com os municípios em que os serviços forem prestados, independente do domicilio das empresas prestadoras e tomadoras.

O relator do projeto, o deputado federal Herculano Passos (MDB-SP) estabeleceu que todas as decisões sobre futuras regras de apuração do ISS fiquem a cargo do Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do Imposto sobre Serviços. A mudança deve atingir empresas como planos de saúde e administradoras de cartões.

Se o projeto for aprovado e sancionado, haverá uma transição para que as Prefeituras não sejam prejudicadas. Pela regra de transição, até o fim de 2020, 66,5% do pagamento de ISS ficam com o município do local do estabelecimento do prestador do serviço e 33,5% com o município do domicílio do tomador. Em 2021, a porcentagem será invertida. Já em 2022, 15% fica com a cidade do prestador de serviço e 85% para o município do cliente que recebe o serviço. Em 2023, 100% do ISS fica com o município em que o serviço é realizado.

Vale Ressaltar que é apenas um projeto de Lei, então ainda esta em tramitação… assim que houver qualquer novidade, informaremos por aqui.

 

Débora Trigo

Ruben Trigo de Moura

Classifique nosso post
Sair da versão mobile